osmose reversa
Antes de falarmos sobre Osmose Reversa, precisamos entender o que é Osmose.
Osmose é o nome dado ao movimento da água entre meios com concentrações diferentes de solutos separados por uma membrana semipermeável. É um processo físico-químico importante na sobrevivência das células.
A água movimenta-se sempre de um meio hipotônico (menos concentrado em soluto) para um meio hipertônico (mais concentrado em soluto) com o objetivo de se atingir a mesma concentração em ambos os meios, tornando-os isotônicos, através de uma membrana semipermeável, ou seja, uma membrana cujos poros permitem a passagem de moléculas de água, mas impedem a passagem de outras moléculas.
A Osmose Reversa (R.O) é um processo de separação que usa pressão para forçar uma solução através de uma membrana que retém o soluto em um lado e permite que o solvente passe para o outro lado. Mais formalmente, é o processo de forçar a solução de uma região de alta concentração de soluto através de uma membrana para uma região de baixa concentração de soluto, através da aplicação de uma pressão externa que exceda a pressão osmótica.
A membrana aqui é semipermeável, o que significa que ela permite a passagem de solvente, mas não de soluto.
As membranas usadas para Osmose Reversa têm uma camada de barreira densa, feita de polímeros, onde a maior parte da separação ocorre. Na maioria dos casos a membrana é projetada para permitir que passe somente água através dessa camada densa, enquanto previne a passagem de solutos (como íons de sal, por exemplo).
Princípio de Funcionamento:
Quando duas soluções com concentrações diferentes de soluto são misturadas, o volume total de soluto dessas soluções será distribuído uniformemente no total de solvente. Isso é conhecido como difusão, onde o soluto mover-se-á das áreas de alta concentração para outras áreas de menor concentração até que a concentração em toda a mistura seja uniforme, que é quando a mistura chega ao estado de