OSMOSE REVERSA
CIÊNCIAS DO AMBIENTE
OSMOSE REVERSA
São Paulo
2013
CIÊNCIAS DO AMBIENTE
OSMOSE REVERSA
São Paulo 2013
Sumário
Introdução
A Osmose Reversa é uma técnica utilizada na dessalinização da água. Separando-se uma solução de água salgada e água pura por uma membrana semipermeável e se aplicando uma pressão externa muito grande sobre a solução, ocorre a passagem da água da solução para a água pura, ou seja, no caminho inverso.
Sistema De Osmose Reversa
Osmose é o nome dado ao movimento da água entre meios com, concentrações diferentes de solutos separados por uma membrana semipermeável. É um processo físico químico importante na sobrevivência das células.
A água movimentasse sempre de um meio hipotônico (menos concentrado em soluto) para um meio hipertônico (mais concentrado em soluto) com o objetivo de se atingir a mesma concentração em ambos os meios, tornando os isotônicos, através de uma membrana semipermeável, ou seja, uma membrana cujos poros permitem a passagem de moléculas de água, mas impedem a passagem de outras moléculas.
A Osmose Reversa (R.O) é um processo de separação que usa pressão para forçar uma solução através de uma membrana que retém o soluto em um lado e permite que o solvente passe para o outro lado.
Mais formalmente, é o processo de forçar a solução de uma região de alta concentração de soluto através de uma membrana para uma região de baixa concentração de soluto, através da aplicação de uma pressão externa que exceda a pressão osmótica.
(Imagem AJOP)
As membranas usadas para Osmose Reversa têm uma camada de barreira densa, feita de polímeros, onde a maior parte da separação ocorre. Na maioria dos