Osciloscópio
OSCILOSCÓPIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. OBJETIVOS 7
3. DESENVOLVIMENTO 7 3.1 MATERIAIS UTILIZADOS 7 3.2 PROCEDIMENTOS 7 3.2.1 LEITURA DO VALOR DE TENSÃO 7 3.2.2 FORMAS DE ONDA 8 3.2.3 COMPARAÇÃO OSCILOSCÓPIO X MULTÍMETRO 10
4. CONCLUSÃO 10
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
1. INTRODUÇÃO
O OSCILOSCÓPIO É UM INSTRUMENTO ELETRÔNICO QUE CRIA UM GRÁFICO BIDIMENSIONAL VISÍVEL DE UM OU MAIS VALORES DE TENSÃO. PERMITE A VISUALIZAÇÃO E/OU MEDIDA DO VALOR INSTANTÂNEO DA TENSÃO EM FUNÇÃO DO TEMPO. A LEITURA DO SINAL É FEITA NUMA TELA SOB A FORMA DE UM GRÁFICO DE TENSÃO X TEMPO. (VERTICAL X HORIZONTAL). Para facilitar as medidas, uma grade é desenhada na face da tela (display). Cada quadrado da grade é conhecido como divisão. Há 10 (dez) divisões horizontais e 8 (oito) divisões verticais, com distância de 1 cm.
[pic]
Os gráficos formados no display nos permitem obter informações que os multímetros não são capazes de fornecer, tais como, o período (segundos), valor de pico e de pico a pico de uma onda (ambos em volts), e a visualização em tempo real das mudanças ocorridas na ddp, algo de grande relevância no estudo de sinais variáveis, além da frequência (Hz). O componente principal do osciloscópio é o tubo de raios catódicos que permite a visualização de um feixe eletrônico na tela fosforescente. Um filamento aquecido por uma corrente elétrica emite elétrons que são, em seguida, acelerados e focalizados na direção da tela, formando um ponto luminoso. Placas metálicas de deflexão horizontal e vertical são utilizadas para produzir um campo elétrico perpendicular a trajetória do feixe eletrônico, possibilitando a sua deflexão e consequente deslocamento do ponto luminoso na tela. O ponto, deslocando-se na tela em alta velocidade fornece a impressão visual de uma linha contínua.
O sinal medido é amplificado e aplicado às placas de deflexão vertical que produzem um