osciloscópio
1.1 OSCILOSCÓPIO Um importante instrumento é o osciloscópio pois além de fornecer os valores de tensão máxima e tensão de pico de um sinal, mostram em sua tela a forma de onda do sinal medido, o seu período de ciclo e permite a visualização, identificação, visualização, quantificação, qualificação e análise de sinais associados e/ou acoplados ao sinal de interesse, originados de ruídos, interferências e demais efeitos indesejáveis que são encontrados em sistemas eletro-eletrônicos reais. O modelo digital do osciloscópio, por sua vez, não exige tanto conhecimento teórico do técnico operador, pois os recursos numéricos computacionais embutidos em seus sistemas internos fornecem em sua tela, juntamente com a representação gráfica do sinal medido, todos os valores de interesse pertinentes a quaisquer sinais e formas de onda medida. O osciloscópio utilizado foi o Tektronix Série TDS 1001B que possui faixa de frequência DC - 40 MHz, com máxima sensibilidade de 2 mV a 5 V/DIV e máximo tempo de varredura de 10 ns/DIV. A tensão de entrada (sinal elétrico/analógico) é digitalizada (convertido para números) por um conversor analógico digital. No osciloscópio Tektronix pode observar-se dois canais diferentes simultaneamente, devido a existência de duas entradas, essas entradas também podem ser utilizadas como os eixos x e y.
1.2 GERADOR DE FUNÇÕES O gerador de funções é um equipamento capaz de produzir uma d.d.p., que varia durante o tempo e na forma de uma função escolhida que pode ser: triangular, senoidal e retangular (pulsos). Definido objetivamente pode-se ver que o gerador é um aparelho constituído por um oscilador de frequência e um amplificador. O que permite variar a vontade a frequência e amplitude.
1.3 AJUSTES
1.4 OBSERVAÇÃO DO DESLOCAMENTO DO PONTO LUMINOSO COM A DDP APLICADA Como descrito a tela é dividida em 8 divisões na vertical e 10 divisões na horizontal e cada divisão por sua vez vale 5 subdivisões.