Historia, edificios arquitetonicos lisboa
Lisboa, 4 maio de 2013
i. Índice
ii. Índice de Imagens
1. Introdução
1.1. Justificação do trabalho
O trabalho de investigação sobre os monumentos históricos do século XIX da cidade de Lisboa insere-se no desenvolvimento do programa de História A do 11º ano.
1.2. Objetivos do trabalho
O aprofundamento das matérias relativas à arquitetura de Lisboa do século XIX permite-nos observar as marcas deixadas na cidade e conhecer como os acontecimentos da época influenciaram a arquitetura dos monumentos, fossem edifícios, jardins, estátuas ou estabelecimentos.
2. Apresentação dos monumentos representativos nas freguesias de Ajuda e de Belém
2.1. Pavilhão da Tapada da Ajuda
Imagem - Pavilhão da Tapada da Ajuda
Estilo:
Localização: Ajuda
Data: 1884
Autoria: Luís Caetano Pedro de Ávila (arquiteto)
Foi a primeira grande obra de arquitetura do ferro e vidro construída em Portugal com projeto português."A sua decoração vegetalista evoca o fim a que se destinou inicialmente este pavilhão” (Citação do livro Bellem Belém – Reguengo da cidade, pág. 18).
Foi inspirado no Palácio do Trocadero, em Paris.
O edifício contém três pavilhões de cúpulas hemisféricas, ligadas por duas galerias curvilíneas.
“(…) o declive do terreno faz com que o pavimento se situe do lado da fachada sul, a nível superior ao do solo, dando lugar a uma cave de alvenaria, o que proporciona o lançamento de uma larga varanda que percorre a fachada Sul das alas laterais, rodeia o torreão central, e recebe dois lanços de escadaria divergentes e simétricos em relação ao eixo do edifício. Cada um dos pavilhões laterais é servido por um lanço de escadaria (…) (Cardoso, 1992)” (Citação constante do site do Instituto Superior Técnico).
2.2. Museu Nacional dos Coches
Imagem –