pontos turisticos manaus
O Mercado Municipal situa-se no antigo bairro dos Remédios, em área de 5.400 m2. Na composição do seu patrimônio destacam-se bonitos pavilhões de ferro importados da Europa e montados em Manaus em diferentes momentos do processo de modernização arquitetônica e urbanística que se estendeu do começo dos anos 1880 às vésperas da 1.ª Guerra Mundial.
O Mercado Municipal Adolpho Lisboa, construído de frente para o Rio Negro, no período áureo da borracha, em estilo art noveau, foi oficialmente inaugurado em 1882.
Considerado uma réplica do extinto mercado Les Halles, de Paris, possui um pavilhão central em alvenaria, ladeado por dois pavilhões com estrutura em ferro fundido e forjado, com pórtico de ferro rendilhado e vitrais.
É uma edificação de 45 metros de comprimento e 42 metros de largura, com base em alvenaria de pedra e tijolo. Sua arquitetura é plenamente adequada ao clima da região: a ventilação natural é favorecida por um grande lanternim que se estende entre as fachadas norte e sul, sobreposto à parte central da cobertura, em duas águas, e por grandes aberturas nas paredes laterais. A cobertura tem estrutura metálica, sustentada por 28 colunas de ferro fundido que se distribuem em duas alas, no imenso vão de circulação do edifício.
Toda a estrutura metálica foi importada de Liverpool e montada em Manaus. Nos fustes das colunas de sustentação lê-se a inscrição: Francis Morton, Engineers, Liverpool.
TEATRO AMAZONAS
O Teatro Amazonas é a obra arquitetônica mais significativa do período áureo da borracha e o principal patrimônio artístico cultural do Estado do Amazonas. Sua história inicia-se em 1881, quando o Deputado A. J. Fernandes Júnior apresentou o projeto para a construção de um teatro em alvenaria, na cidade de Manaus.
A cidade necessitava de um lugar onde pudessem se apresentar as companhias de espetáculos estrangeiras e a construção do teatro, portanto, era uma exigência da época. A proposta foi aprovada pela