Osciloscópico
1. OBJETIVO
O objetivo desta aula é introduzir e preparar o estudante para o uso de dois instrumentos muito importantes no curso: o gerador de funções e o osciloscópio digital.
2. MATERIAL UTILIZADO
•osciloscópio digital
•gerador de funções
3. INTRODUÇÃO
Nas aulas anteriores utilizamos instrumentos de medida (amperímetro e voltímetro) e fontes de energia (fonte de voltagem DC) para estudar o comportamento de correntes elétricas e voltagens estacionárias, ou seja, que não variam com o passar do tempo.
No entanto, como veremos a partir da próxima aula, a resposta elétrica de alguns elementos de circuito que utilizaremos está relacionada com correntes e voltagens variáveis no tempo. Assim, para estudá-los devemos ser capazes de gerar e observar correntes e voltagens com essas características.
Em nosso curso utilizaremos um gerador de sinais ou gerador de funções para gerar voltagens variáveis com o tempo e um osciloscópio digital para observá-las e medi-las.
Esta aula contém o material didático de operação do gerador de funções e do osciloscópio digital em detalhe, um manual resumido das funções dos equipamentos. Deve servir de referência para solucionar a maioria das dúvidas quanto à utilização de ambos os equipamentos.
3.1 – Gerador de sinais
O gerador de sinais, ou de funções é uma fonte de sinais que combina várias funções em uma unidade. Ele é um aparelho que gera voltagens Vg variáveis como funções do tempo t. As voltagens geradas são periódicas, de período T (dado em segundos), freqüência f (dada em Hz) e amplitude V0, assemelhando-se a uma onda. É por esse motivo que cada função de voltagem gerada é denominada de forma de onda. A voltagem gerada pode ter valores positivos ou negativos em relação a uma
19
referência que é denominada de GND ou terra. A amplitude V0 da forma de onda corresponde ao valor máximo, em módulo, da voltagem gerada em relação à referência (terra).