Resumo crítico - Morgenthau
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
Rayanni Botalere
(Relações Internacionais – 2º ano – Noturno)
Resumo Crítico
MORGENTHAU, H. J. A Política entre as Nações. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2003. Cap. I e II. p. 3-45.
FRANCA
2013
Um dos pensadores que mais teve influência na área de Relações Internacionais é um cientista político chamado Hans J. Morgenthau. Nascido na Alemanha em família judia, Morgenthau fugiu do país devido à perseguição aos judeus. Instalou-se nos Estados Unidos e deu início a carreira acadêmica. Lecionou em diversas universidades americanas. Em sua principal obra, “A Política Entre as Nações”, expôs a sua visão realista sobre as Relações Internacionais e dedicou-se a estudar as nações e suas políticas, assim como também a situação da política externa dos EUA após a guerra.
A questão central existente no texto é descrever quais são os princípios do realismo político e como eles se encaixam no âmbito da política internacional. Em suma, para orientar os analistas das relações internacionais, o autor se preocupa em delimitar caminhos a serem trilhados por eles, como uma espécie de manual. A cada princípio, vai refletindo sobre eventos históricos já ocorridos e destaca a verdadeira realidade política internacional da época, que era o mundo caracterizado pela busca constante pelo poder e, portanto, dividido em superpotências e “miniestados”. No capítulo inicial, Morgenthau descreve características da Teoria Realista, afirmando sua grande preocupação com a natureza humana e questiona se tal teoria tem coerência com os fatos ocorridos e com os próprios elementos que ela constitui.
A partir disto pode-se observar a tese, em que o autor enumera seis princípios considerados fundamentais para a compreensão do realismo político. Entre eles, descreve como tal teoria é regida por leis objetivas e com raízes na natureza humana; como o