osciloscopio
42º CFS DE TRANSMISSÕES
2014/2015
Relatório de Trabalhos Laboratoriais - Eletrotecnia
DISCIPLINA:Electrotecnia
MÓDULO:
ALUNO: Sérgio Furtado e Duarte Silva
DATA: 11NOV14
Objetivo:
O objetivo deste trabalho foi aprender o princípio de funcionamento do osciloscópio e saber utilizá-lo nas suas principais funções.
Introdução teórica
Uma das grandes dificuldades que os técnicos enfrentam na reparação de circuitos eletrónicos é que os fenómenos que ocorrem nos componentes eletrónicos são abstratos; ou seja, tudo acontece sem que se possa ver. Consequentemente, toda a reparação é feita também a partir de raciocínios, de forma abstrata.
Daí a importância do osciloscópio para o técnico. É através desse instrumento que variações de tensão num componente do circuito são transformadas em figuras, ou seja, em formas de ondas mostradas numa tela. Isso torna possível a análise do comportamento do componente analisado dentro do circuito a ser reparado.
O osciloscópio é um equipamento que permite ao técnico observar as variações de tensão elétrica em forma de figura no ecrã. Através do osciloscópio, é possível pesquisar e analisar defeitos em circuitos eletrónicos e elétricos. No ecrã, as imagens são formadas unicamente pelo movimento rápido de um ponto na horizontal e vertical, como num aparelho de televisão. Quando o movimento do ponto é rápido, a imagem que se observa no ecrã é uma linha. As imagens se formam mediante movimentos simultâneos no sentido vertical e horizontal.
Funções do osciloscópio
Controlos Verticais
Seleção da escala de operação – através deste botão rotativo, pode-se selecionar a escala de operação de um canal (Volts/Div). As escalas são normalmente espaçadas na relação 1-2-5, sendo os limites superior e inferior 5V e
2mV respetivamente. O valor da escala selecionado para cada canal ativo é apresentado na parte inferior esquerda da tela;
Ajuste de posição – através