osciloscopio
Objetivo:
- Capacitar o aluno a utilizar o osciloscópio e o gerador de funções
- Utilizar o osciloscópio para medições de tensão e corrente
- Utilizar o osciloscópio para observação de formas de onda
Teoria:
O osciloscópio é um instrumento de medição utilizado principalmente para observar formas de onda de tensão. O sinal de tensão a ser observado é acoplado a entrada vertical do osciloscópio. Através de ajuste do ganho do amplificador de entrada vertical, conseguimos amplificar o sinal de entrada a um nível apropriado para observação. Para se determinar o valor da tensão medida, multiplica-se o número de divisões que o traço se movimentou (na vertical em relação a um referencial) pelo valor indicado pela posição da chave seletora de ganho vertical.
A aplicação mais comum de osciloscópio é na observação de sinais alternados.
Existem diversas formas de sinais alternados, muitos deles com forma bastante complexa. Os sinais senoidais ou cossenoidais, entretanto, possuem algumas características de fácil análise.
Basicamente são três as características deste tipo de sinal: amplitude, frequência e fase.
O eixo horizontal do Osciloscópio é denominado de "eixo dos tempos" porque através de suas divisões pode-se determinar o período de formas de ondas alternada (o valor de cada divisão horizontal é dado pela chave seletora de base de tempo).
Ajustando-se a base de tempo horizontal, conseguimos ajustar o intervalo de tempo de observação do sinal. Com a onda alternada projetada na tela deve-se então estabelecer um ponto na figura que será considerado como início do ciclo e posicioná-lo exatamente sobre uma das divisões do eixo horizontal. Com o início do ciclo posicionado, verifica-se o número de divisões do eixo horizontal ocupado pelo ciclo completo. Conhecendo-se o tempo de cada divisão horizontal e o número de divisões horizontais ocupados por um ciclo da onda alternada, pode-se então