Osciloscopio
OBJETIVO
Analisar o funcionamento de um osciloscópio, o comportamento básico do equipamento, a calibração das escalas vertical e horizontal, bem como a sua utilização para a realização de medidas de defasagem entre tensão nos elementos resistivos e capacitivo.
INTRODUÇÃO
O osciloscópio é um dos instrumentos mais versáteis na moderna tecnologia; ele é um instrumento de medida eletrônico que cria um gráfico bi-dimensional visível de uma ou mais diferenças de potencial. O eixo horizontal do ecrã (monitor) normalmente representa o tempo, tornando o instrumento útil para mostrar sinais periódicos. O eixo vertical comumente mostra a tensão. O monitor é constituído por um "ponto" que periodicamente "varre" a tela da esquerda para a direita.
Esquema de um tudo de raios catódicos.
Cada componente eletrônico tem características próprias que influenciam o seu comportamento nos circuitos. Assim, cada componente reage de forma diferente quando ligado em C.C. ou C.A., ocasionando reações diferentes no circuito.
RELAÇÃO DE FASE ENTRE TENSÃO E CORRENTE
Quando uma carga puramente resistiva é aplicada a uma fonte de C.A. se observam dois aspectos:
Tensão e corrente estão em fase;
A queda da tensão é proporcional a corrente circulante (o que também ocorre em C.C.).
Devido a estas características do resistor, ele pode ser utilizado como um recurso para a conversão de variações de onda de corrente através do osciloscópio.
A Medida do ângulo de fase pode ser feita com osciloscópio de duplo traço ou traço simples.
Quando se utiliza o duplo traço cada uma das C.A. é aplicada a um canal e a relação de fase é medida com o auxílio das divisões horizontais da tela.
A única exigência que se faz para se poder medir este ângulo de fase é que as CA's tenham mesma freqüência, porque neste caso a defasagem é variável.
Quando se usa o osciloscópio traço simples o ângulo de