osciloscopio
Atividade Laboratorial 2.1
Osciloscópio
Local: Laboratório de Física e Química
Objetivo do trabalho:
Com este trabalho pretendemos aprender a utilizar e manusear o osciloscópio, de maneira a visualizar um sinal elétrico. Pretendemos assim, estudar o sinal, analisando a sua amplitude (A), comprimento de onda (λ), frequência (ƒ), período (P) e velocidade (ⱱ), de forma a reconhecer os mesmos conceitos. Inclusivamente serve para aprender a distinguir sinais diferentes e com diferentes tensões – alterna e contínua. Por um lado mais prático e de teor mais quotidiano, podemos perceber que sons emitidos por diferentes pessoas dão origem a ondas com diferentes características. Assim sendo, actualmente os peritos forenses utilizam a voz de um individuo para a sua identificação, utilizando este processo como método alternativo à impressão digital.
Introdução:
O osciloscópio é um instrumento de medida electrónico que cria um gráfico bidimensional visível. O eixo horizontal do monitor normalmente representa o tempo, tornando o instrumento útil para mostrar sinais periódicos, enquanto o eixo vertical mostra a tensão.
No osciloscópio podemos observar sinais eléctricos num ecrã. Estes sinais têm características muito específicas, como sejam: a Amplitude - distância de um ponto numa crista ou vale a um ponto na posição de equilíbrio - o Período - tempo que um ponto demora a efectuar uma oscilação completa, por exemplo de uma crista à crista seguinte - a Frequência - corresponde ao número de oscilações que ocorrem num segundo - o Comprimento de onda - menor distância entre duas cristas consecutivos, ou dois pontos na mesma fase de vibração - e por fim a Velocidade - calculada como outra velocidade V=∆x/∆t, podendo ser substituídos por comprimento de onda e período, respectivamente.
A amplitude e o período de um sinal podem-se medir directamente no ecrã do osciloscópio. A amplitude indica a tensão do sinal recebido, pelo que o