osciloscopio
INTRODUÇÃO:
O QUE É UM OSCILOSCÓPIO?
O osciloscópio é um instrumento de medida destinado a visualizar um sinal eléctrico (graficamente) no domínio temporal.
PARA QUE SERVE?
Como é um instrumento muito sensível à tensão, permite obter:
Os valores instantâneos de sinais eléctricos rápidos;
A medição de tensões e correntes eléctricas;
A medição de frequências e diferenças de fase de oscilações. UTILIZADO POR:
Cientistas;
Médicos;
Mecânicos …
TIPOS DE OSCILOSCOPIOS:
Analógicos: o sinal de saída ou indicação é uma função contínua do valor do sinal de entrada (utilizado na actividade experimental);
Digitais: apresenta o sinal de saída ou a indicação sob a forma digital (numérica).
CARACTERISTICAS VISUALIZADAS:
Amplitude (de tensão): valores máximo (pico positivo), mínimo (pico negativo), pico-a-pico e eficaz, diferenciais de amplitude, componentes contínua e alternada.
Tempo: período, frequência, diferenciais de tempo num sinal e entre dois sinais, atrasos, desfasamento entre dois sinais, tempos de subida. Existência de interferências (ruído) continuadas, perturbações transitórias.
Comparação entre entrada e saída de sistemas, nomeadamente para analisar ganhos, desfasamentos, filtragens, rectificações, permitindo projectar e depurar os mesmos sistemas.
FUNCIONAMENTO:
No modo de funcionamento usual, um osciloscópio mostra como é que um ou mais sinais eléctricos variam no tempo. O eixo vertical (Y) representa a amplitude do sinal (tensão) e o eixo horizontal (X) representa o tempo. A intensidade (ou brilho) do ecrã é por vezes denominada de eixo dos Z.
Os osciloscópios analógicos, utilizam directamente um múltiplo da tensão de entrada para produzir o desvio do feixe de electrões, os osciloscópios digitais ou numéricos (transformam a tensão de entrada em números), utilizam um código binário.