OSCILA ES E ONDA
MOVIMENTO OSCILATÓRIO
MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES (MHS)
ANÁLISE ENERGÉTICA DE UM SISTEMA
MASSA-MOLA
PÊNDULO SIMPLES
MOVIMENTO OSCILATÓRIO AMORTECIDO
PULSO E ONDA
FENÔMENOS ONDULATÓRIOS
MOVIMENTO OSCILATÓRIO
Dos movimentos encontrados na natureza, um dos mais importantes é o movimento oscilatório (ou vibratório). Uma partícula tem oscilação quando se move periodicamente em torno de uma posição de equilíbrio. Dizemos que o movimento periódico é oscilatório se o sentido do movimento é invertido regularmente. Dizemos também que um corpo se movimenta de forma oscilatória quando executa movimentos (ida e volta) em torno de certa posição que esteja em equilíbrio.
O movimento oscilatório é também conhecido como movimento periódico, isso porque ele depende de um período, que é o tempo necessário para se completar uma oscilação.
O período de uma oscilação por sua vez é representado matematicamente pela equação: Onde:
T = período f = frequência
1 = tempo necessário para se completar uma oscilação
O exemplo mais simples de movimento oscilatório que existe é o movimento do pêndulo simples. Podemos considerar o relógio de pêndulo como o exemplo clássico desse tipo de movimento.
MOVIMENTO HARMÔNICO
SIMPLES (MHS)
MHS é o movimento periódico de um corpo em torno de um ponto de equilíbrio quando o corpo é submetido a uma força restauradora. A aceleração desse movimento é dirigida para a posição de equilíbrio, e sua intensidade é proporcional à distância em relação à posição de equilíbrio
Um MHS é variado, porém não pode ser considerado uniformemente variado, já que a aceleração não é constante. Se analisarmos uma mola, por exemplo, veremos que sua velocidade é anulada nas posições extremas em que é submetida e é máxima nos pontos centrais desse movimento.
PERÍODO DO SISTEMA
MASSA-MOLA
Uma das variáveis mais relevantes no MHS é o período. Isso porque sua característica mais marcante é a regularidade, muito útil nas medições de