4085
(Rheological characterization of pumpable refractory castables)
R. G. Pileggi1, A. R. Studart1, C. Pagliosa Neto2, V. C. Pandolfelli1
1
Departamento de Engenharia de Materiais – DEMa
Universidade Federal de S. Carlos – UFSCar
Rod. Washington Luiz, km 235, S. Carlos, SP, 13565-905 tel: 0XX-16-260-8250 ramal 2067, fax: 0XX-16-261-5404 prgp@iris.ufscar.br, vicpando@power.ufscar.br
2
Cerâmica Saffran S.A., Betim, MG
Resumo
Abstract
A evolução tecnológica dos concretos refratários tem propiciado materiais que aliam elevado desempenho a comportamentos reológicos distintos, permitindo que sejam moldados conforme as diferentes técnicas de aplicação existentes. Atualmente, são comuns os concretos para bombeamento, para projeção, os auto-escoantes, além dos tradicionais vibráveis. Entretanto, apesar do acentuado grau de evolução tecnológica alcançado por estes materiais, sua caracterização reológica tem sido usualmente restrita ao tradicional e limitado ensaio de fluidez, incapaz de adequadamente distinguir as características dos concretos de diferentes classes. Neste trabalho será apresentada a caracterização reológica de um concreto refratário bombeável, autoescoante, com baixo teor de cimento, realizada em um reômetro especialmente desenvolvido para estas avaliações.
Foram verificadas influências de fatores como o teor de água e a hidratação do cimento na reologia do concreto, tanto em função do tempo como sob aplicação de altas taxas de cisalhamento (simulação do bombeamento). Os resultados obtidos atestam a acentuada eficiência do reômetro como ferramenta para projeto da composição e detecção dos diversos fenômenos que ocorrem nos concretos.
The technological evolution of refractory castables generated novel materials associating high performance with distinct rheological behavior. Nowadays, a large variety of castables are available, including pumpable, shotcreting, self-flowing and vibrated compositions.