Oscar Niemeyer
Biografia
Oscar Niemeyer Soares Filho nasceu em 1907, na cidade do Rio de Janeiro, Laranjeiras, foi essa maravilhosa cidade de montanhas a beira mar onde inspirou o planejador mais cuidadoso a abandonar seus cálculos e render - se as provocativas possibilidades do momentâneo e o efêmero.
Oscar Niemeyer formou em 1934 no curso de Engenharia e Arquitetura pela Escola Nacional de Belas Artes, RJ. No ano seguinte, inicia a sua vida profissional no escritório de Lúcio Costa, onde conhece Le Corbusier e Gustavo Capanema. Por intermédio de Capanema, conhece Juscelino Kubitschek, Prefeito de Belo Horizonte, que o convida a projetar o conjunto da Pampulha, em 1940.
Em 1938, assina o seu primeiro trabalho individual, o edifício da Associação Beneficente Obra do Berço, no Rio de Janeiro e no ano seguinte, projeta juntamente com Lúcio Costa o Pavilhão do Brasil na Feira Mundial de Nova York; quando recebe a Medalha da Cidade.
Ingressa no Partido Comunista Brasileiro, em 1945, permanecendo até o ano de 1990, quando ocorre o seu desligamento do partido, junto com Luiz Carlos Prestes.
Oscar Niemeyer também realizou desde o início de sua carreira, importantes trabalhos fora do Brasil. Em 1954 viaja para a Europa para trabalhar no projeto de reconstrução de Berlim e ao retornar em 1956 trabalha na organização e participação da comissão julgadora para a escolha do plano Piloto.
Em 1962, foi nomeado coordenador da Escola de Arquitetura da Universidade de Brasília.
Funda em 1965, a revista Módulo, no Rio de Janeiro. No mesmo ano, torna-se chefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da NOVACAP, empresa encarregada da construção de Brasília.
Além de Berlim, Oscar realizou trabalhos no Líbano, onde projetou a Feira Internacional e Permanente e o Conjunto Esportivo. Na Unb, permanece até o ano de 1965, quando se retira com 200 professores, por discordar da política universitária. Dois anos depois, impedido de trabalhar no Brasil, muda-se para Paris.
O