OS S ULOS FINAIS DA IDADE M DIA
Neste trabalho serão apresentados alguns assuntos sobre como estava a Europa a partir do século XI. Veremos também como a economia expandiu-se, como o comercio ganhou impulso e como decorreu o crescimento das cidades. Será destacado também sobre as crises que afetaram a Europa e como a Igreja exercia grande influencia na população.
Desenvolvimento
O período compreendido entre os séculos XI e XV é conhecido como Baixa Idade Media e é dividido em duas grandes fases: primeira fase (séculos XI a XIII) caracterizada pelo processo de expansão e passou por transformações como: ampliação das culturas agrícolas, renascimento comercial e urbano, surgimento e fortalecimento da burguesia. segunda fase (séculos XIV e XV) marcada por um processo de depressão decorrente das crises econômica, política e religiosa.
Os fatores que contribuíram para o período de relativa paz na Europa ocidental são:
- o fim das sucessivas ondas de invasões;
- o direcionamento do espírito guerreiro da nobreza para a luta contra pagãos e muçulmanos, por meio das Cruzadas.
Ate século XI, a produção agrícola atendia as necessidades da população, mas, após esse século, as condições rurais passaram por mudanças significativas como, a ampliação do cultivo agrícola com a ocupação de novas áreas de campos, florestas, o surgimento de novas culturas etc. E também, aperfeiçoaram-se técnicas que aumentaram a produtividade.
Houve também o crescimento demográfico por toda a Europa. O comercio ganhou significativo impulso com o aumento da produção agrícola, o desenvolvimento do artesanato urbano e o maior contato com os povos orientais. Assim, alem do comercio local, desenvolveram-se grandes rotas de comercio internacional. A expansão do comercio impulsionou o aumento da produção artesanal, fazendo os artesãos se organizarem em corporações de oficio, que eram divididas em três estágios: aprendiz, oficial e mestre. Essas corporações tinham como objetivo defender os interesses dos