Os xipehuz
9507 palavras
39 páginas
Os Xipehuz (J.H. Rosny)Ficção Científica e Romance Pré Histórico
Esteve a humanidade ameaçada por outra raça na aurora da civilização? Esse é tema central desse conto que foi escrito em 1887 pelo Escritor belga J. H. Rosny Sr. (ou ''ainé" - mais velho - em francês), tendo sido editado pela primeira vez em 1888. Rosny, embora pouco conhecido, especialmente no Brasil, foi um dos pioneiros da moderna Ficção Científica. Escreveu algumas outras obras de SciFi além desta e também outros livros de Mistério, Terror, Aventuras Pré-históricas, outras Aventuras, Romances diversos e outros. Um de seus livros, "La Guerre du Feu" (A Guerra do Fogo), um romance pré-histórico publicado inicialmente em 1909, teve versão cinematográfica em 1982, pelo diretor Jean Jacques Annaud.
O presente conto é o primeiro do livro "La Mort de la Terre", que apresentava outros pequenos contos de J. H. Rosny, além da história que dá título à publicação. A versão original em francês utilizada para esta tradução é das "Éditions Denoël" (Ed. 1958 - França) - livro "La Mort de la Terre", cuja primeira edição foi em 1912. Não há outra tradução dessa obra em português no Brasil, além desta. Há, porém, informações sobre tal estória traduzida para o português, tendo sido publicada em Portugal.
Trata-se do primeiro conto de ficção cientifica no qual os seres alienígenas não têm forma humanóide ou similar, não são animais, nem vegetais. A estória passa-se na região da Mesopotâmia, num período pré-histórico.
Nesta tradução deixamos os nomes dos locais, das tribos e das pessoas com a ortografia do original francês. A palavra que consta do título, "Xipehuz", deve ter sua pronúncia considerada com "Qsipeuz".
Tradução por Carlos Carrion Torres
Os Xipehuz
Livro Primeiro
Um
As Formas
Ocorreu mil anos antes da força civilizadora da qual surgiriam mais tarde Nínive, Babilônia, Ecbátana. A tribo nômade de Pjehou com seus mulos, seus cavalos, suas reses, atravessava a bravia floresta de Kzour num