Comportamento organizacional
VÍRUS DE COMPUTADOR
1. VÍRUS ELETRÔNICO DE COMPUTADOR
1.1 O Que é?
Um vírus eletrônico é um programa ou fragmento de programa que se instala em uma máquina sem que o usuário perceba, e nela começa a se reproduzir (gerar cópias de si mesmo). A forma de "contágio" mais comum era, até pouco tempo, a execução de programas piratas (cópia não autorizada de um programa de computador), de origem desconhecida (especialmente os “joguinhos”). Entretanto, atualmente existem os vírus transmitidos através das mensagens de e-mail, ou salas de bate papo. Embora existam alguns tipos de vírus que não destroem o conteúdo dos arquivos do sistema que infectam, esse é o objetivo primordial da maioria deles. Em geral, os vírus atuam apagando o conteúdo dos discos, formatando-os, misturando arquivos e trocando o valor dos símbolos (por exemplo, trocando os "a" por "s").
É muito importante que todo o computador tenha algum tipo de proteção contra as infecções por vírus. É o que será discutido no próximo item.
1.2 Prevenção
O antivírus é a forma mais comum de prevenção. Existe uma variedade muito grande desses utilitários no mercado, mas independentemente do produto que usar devemos sempre atualiza-lo para que o mesmo possa ser capaz de detectar os diversos vírus que são “jogados” a todo o momento na internet. Outras precauções podem ser adotadas, como:
▪ Evite utilizar programas piratas; ▪ Sempre que for utilizar um programa novo, pesquise antes a existência de vírus; se encontrar algum, remova-o; ▪ Proteja seus disquetes contra gravações indevidas (no disquete de 3½", use a trava contra gravação); ▪ Faça sempre cópias de segurança (backup) de seus arquivos, pois assim você terá como recuperá-los em caso de ataque de vírus ou de danos no disco; ▪ Controle seu sistema quanto ao seu uso por pessoas estranhas ou não autorizadas; ▪ Sempre verifique seu equipamento logo após terem sido efetuadas nele