Os vertebrados
Os Vertebrados
Os vertebrados (do latim vertebratus, com vértebras) constituem um subfilo de animais cordados, compreendendo os ágnatos, peixes, anfíbios,répteis, aves e mamíferos. Caracterizam-se pela presença de coluna vertebral segmentada e de crânio que lhes protege o cérebro.
Outras características adicionais são a presença de um sistema muscular geralmente simétrico (a simetria bilateral é também uma característica dos vertebrados) e de um sistema nervoso central, formado pelo cérebro e pela medula espinal localizados dentro da parte central do esqueleto(crânio e coluna vertebral). Foram encontrados vestígios dos vertebrados até ao período Siluriano (há 444 a 409 milhões de anos).
* Os Peixes
Barbatanas: O peixe utiliza as suas barbatanas para se deslocar e manter a estabilidade e, em alguns casos, como auxiliares de postura durante o acasalamento ou no período de incubação dos ovos. As barbatanas podem apresentar-se isoladamente ou em pares.
Tipicamente, os peixes apresentam os seguintes tipos de barbatanas e funções:
Barbatanas dorsais: Dá estabilidade à natação. Se fosse cortada o peixe rodopiava sobre si mesmo continuadamente.
Barbatanas anais: Dá estabilidade à natação e direção.
Barbatanas caudais: Permite ao peixe deslocar-se mais facilmente e rapidamente pela água. Serve ainda de leme.
Duas barbatanas pélvicas: Ajudam à estabilidade do peixe na água e protegem os órgãos pélvicos.
Duas barbatanas peitorais: Andamento e movimentação de lado para lado.
Linha lateral: Um órgão específico dos peixes é a linha lateral, normalmente formada por uma fiada longitudinal de escamas perfuradas através das quais corre um canal que tem ligação com o sistema nervoso; aparentemente, este órgão tem funções relacionadas com a orientação, uma espécie de sentido do olfato através do qual os peixes reconhecem as características das massas de água (temperatura, salinidade e outras).
A linha lateral é um