Os vasos sanguíneos
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho vamos falar acerca do sistema sanguíneo, mas propriamente os vasos sanguíneos.
Pretendemos com este trabalho dar a conhecer às pessoas um pouco mais acerca da morfologia deste mesmo sistema e sua composição.
2. ESTRUTURA DOS VASOS SANGUÍNEOS
No ser humano, o sangue circula sempre no interior dos vasos sanguíneos. No sistema circulatório encontram-se três tipos principais de vasos sanguíneos.
2.1 PRINCIPAIS VASOS SANGUÍNEOS
2.1.1 CAPILARES Os capilares são vasos sanguíneos de menor calibre. As suas paredes, constituídas por uma única camada de células, são permeáveis, o que permite a passagem de diversas substâncias presentes no plasma. Os capilares estabelecem a ligação entre as arteríolas e vénulas.
2.1.2 VEIA
As veias são vasos sanguíneos, responsáveis pelo transporte do sangue dos órgãos e tecidos para o coração. As suas paredes são menos espessas e elásticas do que as das artérias. As veias de maior diâmetro possuem válvulas, estruturas cuja a função é, impedir que o sangue retroceda.
2.1.3 ARTÉRIA
As artérias são vasos sanguíneos, que transportam o sangue do coração para os órgãos e tecidos. Possuem paredes espesas e elásticas, resistentes à pressão sanguínea. As artérias ramificam-se em vasos de diâmetro menor, conhecidos por arteríolas.
Sendo o sangue conduzido por meio de um sistema (circulatório) intercomunicado através dos vasos sanguíneos, estes necessitam de uma resistente coesão entre as células que os formam, para que possam transportar com eficiência o fluido sanguíneo que percorre toda a dimensão corpórea, levando ou recolhendo substâncias.
Dessa forma, a parede dos vasos