Neoplasia de vasos sanguineos
1 Tumores Benignos e afeccções semelhantes a tumor
1.1 Temangioma
Os hemangiomas são tumores muito comuns, característicos por aumento do numero de vasos normais ou anormais cheios de sangue. Essas lesões constituem 70% dos tumores benignos das lactantes e gestantes, muitas das lesões capilares regridem espontaneamente. Embora alguns hamangiomas possam envolver grandes porções do corpo ( angiomastose ), raramente ou nunca ocorre transformação maligna.
1.2 Hemangioma capilar
Ocorrem na pele, tecidos subcutâneos e mucosa das cavidades orais e lábios bem como no fígado, baço e rins. O hemangioma juvenil da pele dos recém nascidos é extremamente comum ( 1 em cada 200 nascidos ) e pode ser múltiplo
1.3 Hemangioma cavernoso
Exibem grandes canais vasculares dilatados em comparação com os hemangiomas capilares, são menos circunscritos e envolvem ais freqüentemente estruturas profundas. Na maioria dos casos podem podem ser m distúrbio cosmético e são vulnerais a ulceração traumática e ao sangramento. .Os hemangiomas cerebrais são os mais problemáticos por que podem causar sintomas de pressão ou ruptura. Os hemangiomas cavernosos são um componente da doença Von Hippel-Lindau que ocorre no interior do cerebelo no tronco encefálico ou na retina, juntamente com lesões angiomastosas semelhantes ou neoplasia cística no pâncreas e no fígado.
1.4 Granuloma pirogênico
Essa forma de hemangioma capilar é um modulo vermelho pedunculado na mucosa ou na pele da gengiva. A proliferação capilar e acompanhado por extenso edema e um infiltrado agudo e crônico. Ocorre em 11% dos pacientes na gengiva de mulheres grávidas e tendem a regredir progressivamente ou sofrer fibrose.
1.5 Linfangiomas
Os linfangiomas são os análogos linfáticos benignos dos hemangiomas dos vasos sanguíneos.
1.6 Linfangioma simples ( capilar )
Compostos por pequenos canais linfáticos e de ocorrência predomimante na cabeça, pescoço e tecidos subcutâneos