Vasos sanguíneos apresentam poros microscópicos
2- A água do corpo se localiza em 3 compartimentos: dentro dos vasos, dentro das células ou no interstício (espaço que existe entre uma célula e outra).
é o edema (inchaço) generalizado que os doentes apresentam
O edema é o acumulo de líquido no interstício. Pode ocorrer no cérebro, nos pulmões, nas cavidade abdominal etc... O mais visível e comum é o edema no interstício do tecido cutâneo (pele).m um indivíduo normal, 60% do peso é composto de água. Ou seja , uma pessoa de 70kg tem 42 kg ou litros (1L de H2O = 1kg) só de água. Desses 42 litros, 28L estão dentro das células, 11L no interstício e apenas 4L dentro dos vasos, diluindo o sangue.
O edema ocorre quando há um desbalanço nesta distribuição em favor do interstício.
Doentes internados em UTI apresentam vários fatores que favorecem a formação do edema.
- Pacientes em choque recebem uma quantidade enorme de líquidos na tentativa de elevar a pressão arterial. Recebem mais líquidos do que podem excretar. O excesso vai todo para o interstício.
- Muitas vezes os pacientes apresentam insuficiência renal o que impede a eliminação do excesso da água administrada.
- Doentes graves apresentam um estado inflamatório sistêmico, o que favores a saída de água dos vasos para o interstício e impede a sua recaptação.
Quando o edema é só na pele, não há grandes riscos. É basicamente uma conseqüência do estado grave do paciente. Conforme há melhora do quadro clínico, o organismo consegue restaurar a distribuição normal da água corporal. Em geral, quando recebem alta hospitalar, os pacientes já não estão mais inchados.
tipo de desnutrição :Kwashiorkor