Os usos dos meios de comunicação
Para Thompson, comunicação é um tipo distinto de atividade social, dentro de comunicação encontramos a produção, transmissão e recepção de formas simbólicas através de diferentes recursos - principal debate do seu texto - utilizando para tal os chamados meios técnicos. O meio técnico é o elemento material usado para fixar e transmitir informações (ou conteúdo simbólico) do produtor para o receptor, em diferentes níveis de interação. Como por exemplo, a face a face é forma tradicional de interação entre os indivíduos que utiliza apenas elementos básicos como a fala, e a mediada, tipo de comunicação por um meio técnico que utilizamos no dia a dia para receber ou produzir informações, como o telefone.
Para estudar melhor estas questões o autor propõe a distinção dos atributos dos meios técnicos:
1. Fixação da forma simbólica, preservando em um meio que possui variáveis de durabilidade. O grau de fixação depende do meio específico utilizado. Ao falar ao telefone a pessoa recebe a informação, porém precisa depois da sua memória para lembrar-se da mensagem, que pode acabar se perdendo, já em uma transmissão via papel, por exemplo, o grau de fixação é relativamente maior e mais duradouro.
2. Reprodução é a capacidade de multiplicar as cópias de uma forma simbólica. Esse meio evoluiu significativamente depois da invenção de máquinas impressoras, a importância principal desse meio é o armazenamento de meios técnicos de forma mais durável (como os de audiovisual) fixação de imagens (fotografia) e, talvez o mais importante, o início da mercantilização de meios técnicos, tais como livros e jornais. A capacidade de reproduzir meios técnicos para fins comerciais é uma das maiores inovações da mídia no século XIX.
3. Distanciamento espaço-temporal, todo processo de intercâmbio simbólico geralmente implica um distanciamento da forma simbólica do seu contexto de produção. Podemos notar esse distanciamento através de qualquer comunicação,