aula 09
09
Intencionalidade
SUMÁRIO
1.1 Intencionalidade
2
“A verdade sobre Colombo”2
|aula
Profª. Ms. Mayra Elza Lessi
1.1 Intencionalidade
Vamos ler mais uma crônica de Jô Soares e perceber como nossos conhecimentos linguísticos, demundo e textuais são ativados na busca de estabelecimento de coerência:
“A verdade sobre Colombo”
Neste momento de comemorações sobre a descoberta da América, muito foi dito a respeito de
Cristóvão Colombo. Colombo para os mais íntimos. Uns se pronunciaram contra, outros, a favor, outros, muito pelo contrário. Desbravador? Descobridor? Devastador? Conquistador? Várias novas teorias foram formuladas. Faltou, no entanto, clareza.
Colombo era, quando menino, bem criança.
Homem do seu tempo, Colombo foi filho de seus pais, e também neto de seus avós, pertencendo desde cedo à família.
Extraordinário navegador, possuía ele ainda a peculiaridade de só exercer suas habilidades marítimas quando a bordo de caravelas, e seus conhecimentos náuticos se restringiam aos navios e outras embarcações. O que poucos sabem é que Colombo era um homem que tinha os pés no chão, sempre que estava em terra firme. Dizem alguns cronistas bem informados e documentados, que
Colombo demonstrava muito mais talento e inteligência do que todos os que eram menos dotados do que ele. Tanto que passou para a adolescência na puberdade e depois disso ficou adulto. Quando menos se esperava, Colombo, num rasgo cronológico, atingiu a maioridade aos 21 anos.
Se ainda pairavam dúvidas quanto à verdadeira origem de Colombo, hoje pode--se dizer, semsombra de dúvidas, que ele veio ao mundo na sua cidade natal, exatamente no dia do seu aniversário, que, aliás, era comemorado anualmente. Num ponto todos os historiadores concordam:
Colombo casou-se com sua mulher.
(...)
Finalmente, é fundamental que se esclareça de vez o famoso episódio do ovo. Por mais que isto
2
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
venha a