serviço social
O primeiro curso Serviço Social no Brasil surgiu em 1936. O Serviço Social trata-se de uma profissão de nível superior, que exige de seus profissionais formação teórica, técnica, ética e política orientando-se por um código de ética. A Assistência Social, desde os primórdios do Serviço Social,tem sido um importante campo de trabalho de muitos(as)assistentes sócias.
Não obstantes, não pode ser confundida com o Serviço Social,pois confundir e identificar o Serviço Social com a Assistência Social reduz a identidade profissional.A política de Assistência Social,comporta equipes de trabalho interprofissionais.Sendo que a formação,experiência e intervenção histórica dos(as) assistentes sócias nessa políticas social não só os habilitam a compor as equipes de trabalhadores(as),como atribuem a esses(as)profissionais um papel fundamental na consolidação da assistência social como direito de cidadania. A concepção presente no projeto ético- político profissional do serviço social brasileiro articula direitos amplos,universais e equânimes orientados pela perspectiva de superação das desigualdades sociais e pela igualdade de condições ,igualdades de oportunidades que constitui a fonte de pensamento liberal.entendo que esta deve incluir todos direitos sociais previstos no artigo 6º da constituição federal(educação,saúde,trabalho,moradia,lazer,moradia,lazer,segurança,previdência e Assistência Social) que possa responder a propiciar mudanças nas perversas condições econômicas dos cidadãos brasileiro.
No inicio da década dos anos 90, com o advento da globalização. E a conseqüente abertura do mercado brasileiro para os produtos