os três níveis em que pode haver o controle da expressão gênica em procariontes?
Prof. Teresa Cristina Anacleto
ESTUDO DIRIGIDO SOBRE A CLASSE MAMMALIA
1) Defina endotermia e escreva sobre suas vantagens e desvantagens.
2) Quais as funções das glândulas cutâneas dos mamíferos?
3) Sobre cornos ou chifres explique: a- a diferença entre girafa, rinoceronte e vaca. b- os estágios de desenvolvimento dos apêndices cefálicos de um veado.
4) Quais as divisões da coluna vertebral de um humano e de um rato?
5) A dentição dos mamíferos é constituída por dentes com tamanhos, cúspides e formatos distintos. Explique o nome e a quantidade dos diferentes dentes de um humano adulto.
6) O que é diastema?
7) Qual a fórmula dentária de um cervídeo? E a sua (em caso de perda total ou parcial da dentição, favor considerar os alvéolos)?
8) Os dentes dos mamíferos são modificados de acordo com o hábito alimentar. Descreva os hábitos alimentares dos seguintes grupos e dê um exemplo de animal que ocorra no bioma Cerrado.
a) insetívoro b) carnívoro c) herbívoro d) hematófago e) onívoro
9) Diferencie os padrões reprodutivos de monotremados, marsupiais e mamíferos placentários.
10) Diferencie e exemplifique com animais da fauna brasileira:
a) um plantígrado, um digitígrado e um ungulado.
A) Plantígrado
B) Digitígrado
C) Ungulado.
Associado ao modo de deslocação está à forma de contato da pata com o solo: os animais plantígrados (ursos, por exemplo) assentam o calcanhar, metapódio e dedos dos membros no chão, enquanto os digitígrados (canídeos, por exemplo) apenas apóiam os dedos.
Os ungulados (cavalos, por exemplo) apenas apóiam a ponta de um ou dois dedos. Nos marsupiais o segundo e terceiro dedos dos membros posteriores estão fundidos, originando um só dígito com duas garras.
As extremidades localizam-se por baixo do corpo e não para o lado como nos répteis, o que não só sustenta melhor o peso do corpo, mas também