genetica microbiana
É o processo de evolução biológica de todo organismo vivo é produto de alteração em seu material genético (DNA e RNA (vírus)).
As bactérias possuem material genético, o qual é transmitido aos descendentes no momento da divisão celular. Este material genético não está contido dentro de um núcleo, portanto o genoma destes microrganismos está disperso no citoplasma.
ORGANIZAÇÃO DO GENOMA BACTERIANO
O genoma bacteriano está condensado e organizado em uma estrutura denominada Nucleóide.
Nucleóide ou Cromossomo Bacteriano: constituído por uma única molécula de DNA fita dupla, circular, não delimitado por membrana nuclear, e é capaz de autoduplicação. Seus genes contêm todas as informações necessárias à sobrevivência da célula.
Possuem apenas uma cópia de seu cromossomo, sendo, portanto haplóides.
ESTRUTURA DO DNA E RNA
Talvez uma das coisas mais fascinantes na genética é o modo como o DNA é altamente organizado e compactado dentro do núcleo celular, em organismos eucariontes, constituindo os cromossomos. Tanto o DNA (Ácido Desoxirribonucléico) quanto o RNA (Ácido Ribonucléico) são compostos por unidades repetidas ligadas, sendo cada unidade constituída quimicamente por uma base nitrogenada, um açúcar e um fosfato.
A estrutura formada pela base, açúcar e fosfato é comumente referida como nucleotídeo. Existem normalmente quatro tipos de bases nitrogenadas nas sequências de DNA e/ou RNA. No DNA, as bases existentes são: Adenina (A), Timina (T), Guanina (G) e Citosina (C). No RNA, também existem as bases Adenina (A), Citosina (C) e Guanina (G); mas, no lugar da Timina (T), existe a base Uracila (U). As bases são diferentes quimicamente umas das outras, por isso levam nomes diferentes. Outra diferença importante entre a estrutura molecular do DNA e RNA é o açúcar presente nestas estruturas. No DNA, o açúcar é a desoxirribose; no RNA, o açúcar é a ribose. Estas são as estruturas moleculares básicas do DNA e RNA.
O RNA geralmente possui