Resenha sobre o livro: O guia do mochileiro das galáxias
José Rafael da Silva
2º ano Publicidade e Propaganda
Douglas Noel Adams (1952-2001)
ISBN: 9788599296943
O Guia do Mochileiro das Galáxias conta a história de Arthur Dent, um estranho terráqueo preocupado em excesso com as pequenas coisas da vida, e um verdadeiro apaixonado por chá. Para evitar a demolição de sua casa, deita-se na frente de um trator; por uma certa ironia do destino, embora Arthur apenas quisesse impedir a demolição de seu lar, sem saber que estava prestes a perde-la de qualquer maneira, já que a Terra estava a alguns minutos de ser também “demolida”. Mas o único ser no planeta que sabia disso era Ford Prefect, amigo de Dent. Prefect era sociável e um beberrão convicto, morava ali havia 15 e não era terráqueo, como seu amigo acreditava, mas um extraterrestre de Betelgeuse.
Ford se mudou para a Terra na intenção de fazer pesquisas de campo sobre o planeta e colher informações para adicioná-las ao “Guia do mochileiro das galáxias”. Os escritores responsáveis por abastecer o livro viajavam por todo o universo recolhendo materiais para que os mochileiros intergalácticos não tivessem que se preocupar por não saber onde comer ou dormir quando chegassem a um local desconhecido e soubessem de outras informações interessantes sobre os lugares em que passassem no decorrer de sua viagem.
Além de Arthur e Ford, há outros dois elementos que participam dessa aventura épica, o primeiro é Trillian,única terráquea do sexo feminino que sobreviveu à explosão do planeta pelo motivo de não se encontrar nele no momento de sua destruição. Trillian, há anos atrás, foi “sequestrada por sua vontade” por Zaphod Beeblebrox, o egomaníaco e excêntrico presidente do Governo Imperial Galático. O segundo é Marvin, um androide depressivo e de humor irônico e sarcástico. O destino desses viajantes é Magrathea, onde se encontrava o supercomputador, criado por um ser pandimensionail hiperlinteligentel, chamado