os tres niveis de complexidade do sus
FACULDADADE BARÃO DO RIO BRANCO – FAB
MAYARA DOS SANTOS
SAÚDE COLETIVA
OS TRÊS NIVEIS DE COMPLEXIDADE DO SUS
RIO BRANCO – AC
2013
MAYARA DOS SANTOS
SAÚDE COLETIVA
RIO BRANCO -AC
2013
Introdução O Sistema Único de Saúde e muito importante na vida de cada um de seus usuários
Ele foi criado de maneira que abrangesse as necessidades da população brasileira independente de classe ou raça , o SUS ele atende de varias maneiras, mais seus princípios e doutrinas são utilizados em qualquer região do Brasil . Iremos deixar claro quais são os 3 tipos de complexidade do SUS neste trabalho.
O MODELO DE ATENÇÃO A SAÚDE SE FUNDAMENTA EM TRÊS PILARES :
REDE , REGIONALIZAÇÃO E HIERARQUIZAÇÃO.
A organização do SUS em nosso país está assentada em três pilares: rede (integração dos serviços interfederativos), regionalização (região de saúde) e hierarquização (níveis de complexidade dos serviços). Estes são os pilares que sustentam o modelo de atenção à saúde, conforme dispõem o art. 198 da CF. A Constituição ao estatuir que o SUS é um sistema integrado, organizado em rede regionalizada e hierarquizada, definiu o modelo de atenção à saúde e a sua forma organizativa.
O modelo do sistema de saúde brasileiro é centrado na hierarquização das ações e serviços de saúde por níveis de complexidade. Isto significa dizer que ele se estrutura em níveis de maior ou menor complexidade de ações e serviços de saúde, conforme dispõe, ainda, os arts. 8º e 7º, II, da Lei 8.080/90.
Nesse sentido, o modelo de atenção à saúde, que se centra em níveis de complexidade dos serviços, deve ser estruturado pela atenção básica, principal porta de entrada no sistema, a qual deve ser a sua ordenadora. A hierarquização se compõe da atenção primária ou básica; atenção