Trabalho
O autor Peter Mittler com o livro “Educação Inclusiva”, na cidade de Porto Alegre, da editora Artmed, do ano de 2003, com 264 pagina, não apresenta ilustrações.
O autor Peter é mestre em educação inclusiva, professor emérito de necessidades educativas especiais, é uma das maiores autoridades mundiais no assunto e presidente da inclusão internacional.
Essa obra não apresenta credenciais do autor.
Este livro é dividido em 11 capítulos.
No 1º capítulo resume o consenso crescente sobre a diferença essencial entre inclusão e integração. No 2º capítulo oferece uma perspectiva do resultado de varias iniciativas das Nações Unidas, as quais têm com objetivo promover educação para todos e garantir que as crianças com dificuldades de aprendizagem e com deficiência sejam totalmente incluídas nessa iniciativa.
O 3º capítulo apresenta um resumo das mudanças radicais para o planejamento e a oferta de serviços de apoio às famílias desde o nascimento.
O 4º capítulo aborda com mais detalhes as desigualdades sociais, educacionais e relativas a saúde na sociedade britânica e o seu impacto sobre as crianças vulneráveis.
O 5º capítulo avalia o impacto das novas iniciativas do governo elaboradas para reduzir a exclusão e o ato de cabular aulas.
O 6º capítulo aborda com mais cuidado as políticas governamentais para a inclusão.
O 7º capítulo acolhe a revisão do currículo nacional como potencialmente mais inclusivo do que o currículo predecessor.
O 8º capítulo finaliza, então com uma discussão da importância das percepções e das atitudes dos professores para inclusão.
O 9º capítulo faz uma revisão das novas oportunidades para o desenvolvimento profissional. O 10º capítulo retorna aos contextos de inclusão social da comunidade e sugere que chegou o momento de todas as escolas explorarem formas de trabalhar em conjunto com os pais e com as comunidades locais, renovando os seus esforços para superar os obstáculos a fim de estabelecer tal parceria.
O 11º capítulo final