ESTUDO DIRIGIDO DE UROLOGIA
1 – Como é trasportada a urina desde a sua formação no rim a partir dos cálices renais? Este transporte ocorre com pressões elevadas ou baixas? Se forem elevadas quais os riscos?
RESPOSTA: A formação da urina ocorre a partir do ultrafiltrado proveniente do glomérulo e do transporte de solutos pelos túbulos renais. A urina é drenada para as papilas, pirâmides, e cálices renais, maiores e menores, respectivamente. Dos cálices renais a urina drena para a pelve renal, ureter e bexiga. A bexiga armazena a urina em baixas pressões, caso haja aumento da pressão intravesical pode ocorrer um aumento retrógrado da pressão no trajeto da urina fazendo com que a pressão na pelve renal aumente conseqüentemente podendo desenvolver hidronefrose. Na bexiga ocorrerá hipertrofia do músculo detrusor, trabeculação, lesões na musculatura, divertículos, fibrose e incontinência urinária.
2 – Quais as estruturas envolvidas no ciclo miccional: armazenamento da urina e no esvaziamento?
RESPOSTA: O ciclo miccional depende de estruturas especializadas que envolvem o músculo detrusor ( trígono vesical ) e atividade esfincteriana. Armazenamento: aumento da atividade esfincteriana uretral e relaxamento do músculo detrusor. Esvaziamento: Diminuição da atividade esfincteriana uretral e contração do músculo detrusor.
3 - Como é a fisiologia do ciclo miccional normal ( fase de enchimento vesical e fase de esvaziamento vesical). RESPOSTA:Para que o ciclo miccional ocorra normalmente é necessário a atuação de um sistema modulador que é cordenado pelo sistema nervoso simpático e parassimpático em sintonia além disso há grande importância da integridade do sistema nervoso central e preiférico. A medida que ocorre distençao do músculo detrusor e enchimento vesical há a estimulação progressiva da inervação aferente da bexiga ao passo que ocorre inibição de forma reflexa pelo nervo hipogástrico e o nervo pudendo estimula a contração do esfíncter