Os sete saberes da educaçao
Todo o ser humano deveria ser dotado de alteridade, ou seja, qualidade daquilo que é do outro, desta forma sendo mais compreensivo e empático com o seu próximo.
Infelizmente a sociedade que vivemos não e desta forma, a compreensão e algo intrínseco no ser humano, que nada mais é do que a capacidade, de cada um produz dentro de si, para compreender o outro. A compreensão figura em dois pólos, primeiro, compreensão intelectual, no qual um vasto conhecimento e suficiente para compreender a mensagem, a outra e a compreensão intersubjetiva ou humana, e nesta que se encontra a grande complexidade, ademais e nela que são resguardados os valores e princípios do ser humano, pois nem sempre o que eu vejo de uma forma o outro tem o mesmo entendimento; trata-se aqui como dito antes, de valores que cada indivíduo possui dentro de sua concepção.
Desta forma e preciso conhecer e entender a si próprio, para que tenha a capacidade de entender e compreender o outro, de saber quais são as razões que fizeram ter determinado comportamento ou determinada percepção sobre algum assunto ou posicionamento sobre a alguma idéia, sendo desta forma um individuo mais justo e honesto com o seu próximo, por esse ultimo a compreensão nos pede que nós não reduzamos o ser humano a ultimo. Por exemplo, quando determinada situação faz uma pessoa tomar certa atitude, e que para sociedade e algo desprezível, por isso temos que ter cuidado ao ver aquela situação, para que desta forma podemos compreendê-lo. Uma vez que o individuo não pode ser posto e visto tão somente naquela situação, e uma virtude conseguir enxergar toda sua bagagem, sua cultura, sua criação sua educação e principalmente seus valores morais que esta traz consigo, e necessário entender o que fez agir daquela maneira. Por este motivo temos que ver o todo da situação e não somente aquela circunstância em si.
A compreensão exige grande esforço do ser humano, e um dar sem receber e ser