Os sertões em power point incompleto
Chegou a Canudos em 1897, como repórter jornalístico do jornal O Estado de S. Paulo. Cadete republicano
1886-1909
Sobre a morte de Euclides da cunha.
Os Sertões
Obra publicada em 1902 por Euclides da Cunha, Os Sertões é um misto de literatura com relato histórico e jornalístico. É uma resposta realista e pessimista à visão ufanista do Brasil. Em 1897, Euclides da Cunha havia sido enviado pelo jornal O Estado de S. Paulo, como correspondente, ao norte da Bahia para fazer a cobertura do conflito no arraial de Canudos, liderado por Antônio Conselheiro. Com base no que viu e no que pesquisou depois, escreveu seu livro.
Os Sertões esta dividido em três Partes: A terra • A terra pode ser vista como um estudo geográfico escrito em forma literária. O autor descreve de forma minuciosa as características do meio sertanejo. Traçando uma rota do sudeste, partindo em direção ao sertão.
*Jagunço: Indivíduo partidário de Antonio conselheiro, em canudos.
** Cangaceiro: Pessoa que carrega cangaço (conjunto de armas).
O Homem
• O Homem refere-se mais ao meio onde o sertanejo vive e questões raciais, nesta parte da obra ele fala sobre raças e a mistura de raças.
A Luta
• A Luta Refere-se as quatro expedições do exército enviadas para sufocar a rebelião de canudos que reunia “ Os bandidos do sertão” Jagunços* (das regiões do rio São Francisco) e Cangaceiros** (denominação do norte e nordeste).
A Terra
Na primeira parte o autor, descreve o ambiente da região sertaneja, da natureza, do clima e do problema da seca, ele descreve com uma riqueza de detalhes impressionantes
Em 1896, no sertão da Bahia, teve início um dos acontecimentos mais impressionantes e sangrentos de toda a história do Brasil: a Campanha de Canudos. Quatro expedições foram enviadas durante um ano contra mais de vinte mil habitantes da região: índios, mulatos, caboclos, pretos... sertanejos dirigidos pelo beato Antônio Conselheiro e munidos apenas de