Os RISCOS PROFISSIONAIS
É evidente que o trabalho e a saúde estão estreitamente relacionados, já que o trabalho é uma atividade que o indivíduo desenvolve para satisfazer suas necessidades, ao objeto de desfrutar de uma vida digna. Também graças ao trabalho podemos nos desenvolver tanto física como intelectualmente.
Junto a esta influência positiva do trabalho sobre a saúde existe outra negativa, a possibilidade de perder a saúde devido às más condições nas que se realiza o trabalho, e que podem ocasionar danos a nosso bem-estar físico, mental e social (acidentes trabalhistas, doenças,..)
Por tanto, poderíamos dizer que os riscos são aquelas situações que podem romper o equilíbrio físico, psíquico e social dos trabalhadores. A Lei de Prevenção de Riscos Trabalhistas define o termo risco trabalhista da seguinte maneira:
Risco trabalhista: Possibilidade de que um trabalhador sofra um determinado dano derivado do trabalho. A qualificação de sua gravidade dependerá da probabilidade de que se produza o dano e da severidad do mesmo.
.
CONDIÇÕES DE TRABALHO
Os riscos para a saúde dos trabalhadores não são algo natural ou inevitável, senão que normalmente são consequência de umas condições de trabalho inadequadas. As condições de trabalho são qualquer caraterística do mesmo que possa ter uma influência significativa na geração de riscos para a segurança e a saúde do trabalhador.
Estas condições de trabalho não são as únicas possíveis, senão que são o produto de umas determinadas formas de organização empresarial, relacionamentos trabalhistas e opções socioeconómicas.
São condições de trabalho :
As caraterísticas gerais dos locais, instalações, equipes, produtos e demais úteis existentes no centro de trabalho.
A natureza dos agentes físicos, químicos e biológicos presentes no ambiente de trabalho e suas correspondentes intensidades, concentrações ou níveis de presença.
Os procedimentos para a utilização dos agentes citados anteriormente que influam na geração dos riscos.