Os resultados que você espera obter são o que você obtêm
Os resultados que você espera obter são os que você obtém
Rosenthal e Jacobson
Profecia auto realizadora:
É dizer que se espera que algo aconteça de tal forma, a expectativa tenderá a fazer com que aconteça mesmo.
A pesquisa psicológica tem demonstrado que em algumas áreas elas são uma realidade.
Cavalo “Clever Hans”
Em 1911, Clever Hans foi um cavalo capaz de ler, soletrar e resolver problemas matemáticos apresentando respostas por movimento da sua pata traseira. Suas habilidades foram até testadas por uma comissão de especialistas, que comprovaram que não havia uma “farsa” por trás disso.
Após uma serie de experimentos, um psicólogo descobriu que eram dadas sim dicas sutis e não intencionais ao cavalo. Após formular uma pergunta, todos passavam a olhar a pata do cavalo, à medida que o cavalo completava o número de batidas, todos levantavam a cabeça para olhar o cavalo. Hans tinha sido condicionado a usar os movimentos sutis dos observadores para parar de bater a pata.
Expectativa e sinais encobertos.
Um experimentador pode pensar que um certo comportamento resulta de seu tratamento científico para o sujeito, mas o resultado nada mais é do que as próprias expectativas enviesadas do experimentador Efeito da expectativa do experimentador Efeito Pigmaleão.
Experimento com ratos “selecionados”.
Rosenthal, que é líder de pesquisa sobre esta questão metodológica, demonstrou o efeito da expectativa do experimentador no experimento psicológicos reais em laboratórios.
Foi dito ao grupo de estudantes que receberem certos ratos que estes tinham uma maior habilidade em descobrir labirintos rapidamente e foi dito ao outro grupo de estudantes, que receberam também ratos, que estes não tinham nenhuma habilidade. Porem, todos os ratos foram distribuídos aleatoriamente e nenhum contendo alguma habilidade especial.
Os alunos que receberam os ratos “mais inteligentes” relataram tempos de aprendizagem relativamente mais rápidos do