empirismo
O empirismo é a escola do pensamento filosófico relacionada à teoria do conhecimento, que pensa estar na experiência à origem de todas as ideias. O nome empirismo vem do latim: empiria (experiência) e - ismo (sufixo que determina, entre outras coisas, uma corrente filosófica). Temos, assim, a “corrente filosófica da experiência”.
Empirismo é uma doutrina filosófica que defende a ideia de que somente as experiências são capazes de gerar ideias e conhecimentos.
De acordo com o empirismo, as teorias das ciências devem ser formuladas e explicadas a partir da observação do mundo e da prática de experiências científicas. Portanto, este sistema filosófico descarta outras formas não científicas (fé, intuição, lendas, senso comum) como forma de geração de conhecimentos.
FILÓSOFOS EMPIRISTAS
- John Locke (considerado o “pai” do empirismo filosófico)
-“A experiência não nos leva a conclusões universais, o conhecimento é poder. (
- Aristóteles
-“Nada está no intelecto que não tenha passado antes pelos sentidos”
David Hume
-“Por conhecimento, entendo a certeza que nasce da comparação de ideias.”
Frases empiristas
Penso que na discussão dos problemas da natureza deveríamos começar não pelas escrituras, mas antes pelas experiências e demonstrações. “Galileu Galilei”
“Há uma perpétua troca de serviços entre a ciência e o empirismo. Muitas vezes a função da primeira consiste em formalizar o que a segunda descobriu.”
―Multatuli
Exemplos: Exemplo da maça: quando como uma maça posso senti-la em uma única e simples sensação. Na verdade estou recebendo toda uma série de impressões simples: uma coisa vermelha, fresca, cheirosa, suculenta e de sabor levemente ácido. Só depois de já ter comido muitas maças é que posso pensar que estou comendo “uma maça”.(John Locke, sensação e reflexão. Ele afirma que atrves do sentido não conseguimos senão impressões simples