Os recursos minerais do Brasil
O Brasil é muito rico em recursos minerais. Além de possuir uma grande diversidade de minerais explorados, cerca de cinquenta e cinco minerais diferentes. Alguns dos minerais encontrados no Brasil são: Ferro, Nióbio, Tungstênio, Tório, Cálcio, Manganês, Estanho, Cassiterita, Cromo, Bauxita, Níquel, Prata, Amianto, Ouro, Zinco, Urânio, Calcário, Cobre, Potássio, Chumbo, Rocha Britada e sal de cozinha. Esses minerais são classificados em mineral metálico, não metálico, gema e diamante ou energético.
Ferro
Os minérios de ferro são encontrados principalmente nas rochas do tipo hematita, magnetita (pedra-ímã) e siderita. Para extrai-lo, é necessário aquecê-lo em contato com carvão, produzindo uma liga de ferro e carvão. Atualmente, empregam-se fornos especiais (altos-fornos), com temperaturas muito altas.
Pode ser encontrado no núcleo terrestre, além de em alguns meteoritos. No Brasil, podemos encontra-lo principalmente nos estados de Minas Gerais, sendo explorado no Quadrilátero Ferrífero, do Pará, sendo explorado na Cerra dos Carajás, do Mato Grosso do Sul, na região noroeste do estado, e do Piauí, na região de São João do Piauí.
O ferro é utilizado principalmente como matéria prima da liga de aço. Para a produção do mesmo, o minério é moído e aquecido em altas temperaturas formando um líquido vermelho e incandescente (ferro gusa), formado de ferro e carbono, quando o excesso de carbono é eliminado do ferro gusa, forma-se o aço.
Nióbio
É um metal utilizado na composição de ligas metálicas com ferro, aço e zircônio, empregadas na fabricação de fios supercondutores, turbinas de aviões, gasodutos, soldas, etc. Também é usado na fabricação de joias.
Na natureza, é encontrado em minerais, tais como niobita, niobita-tantalita e euxenita.
O Brasil é responsável por aproximadamente 98% da produção mundial desse mineral. A maior reserva está em Minas Gerais, próximo à cidade de Araxá, mas também podemos encontrar jazidas em