MINIX
O estudo de computadores é separado em 4 gerações distintas, aonde diferentes tecnologias foram utilizadas e por isso diferentes softwares foram escritos. São elas:
Primeira geração (1945-1955) : Computadores de válvulas
Segunda geração (1955-1965): transistores e sistemas de lote
Terceira geração (1965-1980): Era dos Circuitos Integrados e surgimento da chamada Multiprogramação
Quarta geração de (1980 até Hoje): a geração dos microprocessadores produzidos em larga escala, dando origem ao Computador Pessoal.
Na terceira geração, existia a busca de desenvolver terminais multitarefa,que permitissem o compartilhamento de tempo entre diversas tarefas e usuários. O M.I.T. desenvolveu um sistema denominado CTSS ( Compatible Time Sharing System) que rodava em um 7094 especialmente modificado. Após o sucesso com esse sistema, O M.I.T., o Bell Labs e a General Eletric ( que na epóca era uma importante fabricante de computadores ) decidiram desenvolver uma máquina que suportaria centenas de usuários de tempo compartilhado simultaneamente. Esse sistema era denominado MULTICS (MULTiplexed Information and Computing Service - Serviço de Computação e Informação Multiplexado ) e o intuíto dos engenheiros era o de construir uma máquina enorme, que poderia fornecer poder de computação para todos na região de Boston - Pu ficção.
No entanto, devido a alguns problemas com o sistema, a Bell Labs retirou-se do projeto e a General Eletric desistiu do ramo da computação. O M.I.T. persistiu e o MULTICS chegou a ser instalado em Universidades, Empresas e até no serviço de Segurança dos EUA. Apesar disso, ele não "tomou conta do mundo".
Um dos ciêntistas da computação do Bell Labs, que tinha trabalhado no projeto do MULTICS - Ken Tompson - começou a escrever uma versão monousuário simplificada do MULTICS em um PDP-7 ( de acordo com o livro "Universidade Hacker", da Editora Digerat, Ken Tompson tinha a vontade de portar um joguinho para essa máquina -