Recursos Minerais do Brasil
Petróleo
Uma das maiores riquezas do subsolo brasileiro é o petróleo. Ele consiste em um líquido escuro e grosso, encontrado entre as rochas sedimentares. Sua origem ainda é incerta, alguns explicam como uma transformação de restos de animais e vegetais, e também de origem marinha. Essas rochas podem ser encontradas na terra e no mar. O petróleo para ser utilizado é necessário que seja refinado, de forma que dê origem a uma grande variedade de produtos como: gasolina, querosene, óleo lubrificante, nafta, gás de cozinha, óleo combustível.
Outros produtos são fabricados pela indústria como a borracha sintética, o plástico, inseticidas, tecidos de fibras artificiais, tintas, explosivos, etc.
No Brasil, as refinarias de petróleo pertencem à Petrobrás – Petróleo Brasileiro S/A – empresa do governo brasileiro que tem como objetivo pesquisar e explorar o petróleo no Brasil.
Carvão
O carvão é um mineral que se origina da decomposição de resíduos vegetais de grandes florestas em determinadas regiões da crosta terrestre.
É muito utilizado na indústria metalúrgica devido à liberação de grande quantidade de calor. Nas companhias siderúrgicas, gera combustível para os altos-fornos. Também é utilizado na produção de energia elétrica.
Xisto
O xisto é uma espécie de rocha sedimentar, da qual se extrai o óleo. Esse óleo em alta temperatura transforma-se em betume. Dele, são obtidos também o enxofre e o querosene.
Ferro
O ferro é um mineral retirado das minas, transportado para as usinas siderúrgicas e transformados em ferro e aço. Em forma de ferro e aço são utilizados na fabricação dos meios de transporte, de automóveis, navios, aviões, pontes, edifícios, estruturas, etc.
Outros Metais