Os Pré-Socráticos
Abrahão Martins Brito
O início da filosofia da natureza
De acordo com a tradição histórica, a fase inaugural da filosofia grega é conhecida como período pré-socrático, isto é, anterior a Sócrates. No período pré-socrático ou cosmológico (do final do séc. VII ao final do séc. V a.C.) a Filosofia se ocupa fundamentalmente com a origem do mundo e as causas das transformações na Natureza. Os pré-socráticos são os primeiros filósofos. Eles buscavam um principio (arkhé), uma explicação racional (logos) do mundo e da natureza (physis), portanto, os filósofos pré-socráticos faziam Cosmologia.
Os pensadores de Mileto
A história da escola filosófica de Mileto, hoje uma cidade da Turquia, está ligada aos acontecimentos políticos na Ásia Menor entre os séculos VI e IV a.C. Depois de beneficiar-se de sua localização, favorável ao comércio, e de experimentar um grande desenvolvimento socioeconômico e tecnológico, Mileto foi ocupada pelos persas e várias vezes destruída, o que determinou o fim da escola filosófica.
Fonte: filosofiaonline.blogs.sapo.pt
No vasto mundo grego, a filosofia teve como berço a cidade de Mileto, situada na Jônia, litoral ocidental da Ásia Menor.
Caracterizada por múltiplas influências culturais e por um rico comércio, a cidade de Mileto abrigou os três primeiros pensadores da história ocidental a quem atribuímos a denominação filósofos. São eles Tales, Anaxímenes e Anaximandro.
Tales de Mileto é precursor de um período na filosofia que ficou conhecido como período cosmológico, ou ainda, posteriormente, como período pré-socrático. O período cosmológico confunde-se com os primeiros passos da filosofia no
Ocidente e se origina na necessidade intuída pelo Homem de explicar de maneira racional - a ordem do mundo ou da Natureza
(physis, para os gregos).
A cosmologia é uma filosofia da natureza, - ou da physis; daí os primeiros filósofos