Os pré- socráticos
CURSO DE FILOSOFIA
OS PRÉS- SOCRÁTICOS.
Rodrigo de Oliveira Boto
Marília
2012
JAEGER, W. Paidéia; A formação do Homem Grego. 3ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1995
-------------------------------------------------
Fichamento: da página 190 a 229.
OS PRÉ-SOCRÁTICOS.
Porque a filosofia grega surge em questões cosmológicas? Ou seja, porque tentam responder sobre a natureza e não questões referentes ao homem?
De acordo com Jaeger a grande questão estava em compreender o que a Physis( natural) tem de diferente do Nomos ( convencional, produzido). Eles estão preocupados em entender o que constitui as coisas. A Physis se opõe a nomos, pois ela se preocupa com o natural, a essência.
A ciência da filosofia é qualitativa.
ESCOLAS FILOSOFICAS PRÉ-SOCRATICAS.
1ª Jônicas- Ásia Menor: Tales de Mileto, Anaximandro, Anaxímenes, Heráclito.
2ª Pitagórica: Pitágoras, Alcimeão, Filolau.
3ª Heliata: Xenófanes, Parmênides, Zenão e Melissos.
4ªAtomistas: Leucipo, Demócrito.
5ª Escola que mistura Leucipo Democrático, Anaxágoras, Empédocles.
TALES DE MILETO: Aristóteles diz: que a maior parte dos 1º Filósofos acreditava que o principio das coisas estava no material. E eles acreditavam que na natureza nada se perde. Tales fundador da Filosofia diz que ÁGUA está na origem das coisas. A Physis é a água, mas por quê?
A água se encontra vinculada com a vida. O sêmen também é liquido. A cheia do Nilo. Os animais vieram da água, pelo meio dos fosseis. O próprio mito diz que a terra esta mergulhada numa bolsa de água, mito oceânico. A água transforma a si, como o outro, ela pode mudar a estrutura da rocha, a paisagem, então ela é dotada de um movimento de automotor. Tales diz “a água é um deus inteligente”. Todas as coisas são cheias de deuses, então como a água é um deus.
ANAXIMANDRO: O elemento da natureza é APEIRON, é responsável pelo surgimento. APEIRON( aquilo sem fronteira, aquilo que é indefinido, eterna luta). O