Desafio de fundamentos metedologicos
Métodos empregados no Serviço Social.
O Serviço Social organizou sua metodologia atuando por meio de três técnicas:
1) O Serviço Social de Caso: Utiliza-se a abordagem individual, tendo comunidade a família, com o objetivo de atuar nos fatores causais ou problemas em potencial interligados à situação saúde, no contexto sócio-econômico-cultural e emocional. Utilizada abordagem individual como instrumento de identificação de situações-sociais problemas comuns à população, para planejamento posterior de atividades grupais e programas específicos.
2) O Serviço Social de Grupo: Utiliza-se da abordagem grupal nas situações sociais problemas identificados em um número significativo de clientes. Participa e organiza grupos para e participação no processo social.
3) O Serviço Social de Comunidade: Mantém o entrosamento das instituições da área, visando o conhecimento das necessidades comunitárias e estabelecendo-se atividades conjuntas para o aproveitamento total e dinâmico dos recursos existentes.
Etapa nº 2
O legado da reconceituação
Texto pessoal
O Serviço Social é uma profissão cujo processo de construção não aconteceu de forma contínua e linear, da sua gênese à sua trajetória sócio-histórico, possuem características complexas, que nem sempre são apreendida e compreendida pela sociedade e até mesmo dentro da própria categoria há apreensões divergentes quanto ao seu processo de transformação e atuação profissional. Hoje através de pesquisas compreendo que essa profissão surge no seio da Igreja Católica, que teve sua base teórica os conceitos morais, confessional do Neotomismo, em meio a uma conjuntura sócio-histórica e contexto institucional, tem hoje em sua fundamentação teórica e prática o método dialético de Karl Marx. Para entender todo esse processo de renovação crítica do Serviço Social se faz necessário pontuarmos a denuncia do conservadorismo profissional,