os procesos de planejamento
Introdução……………………………………………………1
Desenvolvimento……………………………………………2
Conclusão……………………………………………………3
Referência........................................................................4
introdução
Quando o Serviço Social surgiu no Brasil, na década de 30 do século passado, registrava-se no País uma intensificação do processo de industrialização e um avanço significativo rumo ao desenvolvimento econômico, social, político e cultural.Tornaram-se mais intensas também as relações sociais peculiares ao sistema social capitalista.
Quando se coloca em discussão a denominada questão social, dois elementos surgem em destaque: o trabalho e o capital. A resposta a ser dado ao conflito, entre esses dois pólos, vai depender da maior ou menor importância que se atribui a um ou outro desses elementos. Para entender melhor essa problemática, considere-se, de início, o trabalho humano, destacando as relações sociais que se desenvolvem no sistema produtivo. Focaliza-se, então, o cerne da questão social, a exploração do trabalho pelo capital, com todas as suas conseqüências para a vida do trabalhador.
O Serviço Social profissional teve suas origens no contexto do desenvolvimento capitalista e do agravamento da questão social. Para compreender as circunstâncias históricas ligadas ao surgimento.
desenvolvimento As políticas sociais se generalizaram do capitalismo concorrencial para o monopolista numa fase tardia após a Segunda Guerra Mundial. Elas nasceram num cenário complexo para as lutas em defesa dos direitos de cidadania, pois advêm das lutas de classe. Num Brasil atravessado pelas marcas do escravismo, pela informalidade e pela fragmentação/ cooptação, onde a classe dominante nunca teve compromisso democrático e redistributivo e as articulações com o Estado eram somente para beneficiar-se, percebem-se medidas esparsas e frágeis de proteção social no Brasil até a década de 30.Nessa mesma perspectiva temos o