Os problemas enfrentados pelos analfabetos na sociedade brasileira
CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA
GRACILETE LUZ SANTANA
OS PROBLEMAS ENFRENTADOS PELOS ANALFABETOS NA SOCIEDADE BRASILEIRA
São Luís
2011
GRACILETE LUZ SANTANA
OS PROBLEMAS ENFRENTADOS PELOS ANALFABETOS NA SOCIEDADE BRASILEIRA
São Luís
2011
2 JUSTIFICATIVA
O analfabetismo é um problema que atinge um a cada dez brasileiros nos dias de hoje. E este problema estar na expressão concreta de uma situação de distribuição injusta dos bens, inclusive culturais. O domínio da leitura e da escrita, como instrumento de comunicação e de acesso a informações, pode contribuir significativamente para que essas pessoas se tornem autores críticos de sua própria história, conhecedores das reais relações políticas existentes na sociedade. Essa conquista só será possível com uma educação que, pautadas nas dimensões político-filosóficas, técnica e humano do processo de aprendizagem permitam a emancipação teórica e prática desses estudantes na autonomia de pensamento e de ação cidadã.
Portanto faz-se necessário um estudo concreto acerca deste problema para que de fato possamos pelo menos amenizá-lo, para que essa população de analfabetos não venha ser um impedimento concreto ao exercício da cidadania e no desenvolvimento sócio-econômico do país. Na contemporaneidade, cobra-se das pessoas a qualificação do conhecimento em determinados campos do saber, sendo essa competência dada através da formação escolar.
Da escola cobra-se a função de ensinar como aprender. Nesta forma, as pessoas não escolarizadas são as que mais padecem. Por isso, a escolarização passa a ser apontada como elemento decisivo na busca de uma cidadania ativa e participativa para todas as pessoas. O indivíduo analfabeto não