Atps química
MICHELLY CARDOSO RICARDO RA: 5660120591 SALA: 201 BLOCO A.
ALUMÍNIO: OBTENÇÃO E APLICAÇÕES.
NITERÓI 2012-09-19.
Obtenção do alumínio primário A obtenção do alumínio é feita a partir da bauxita, um minério que pode ser encontrado nos principais grupos de climas: o Mediterrâneo, o Tropical e o Subtropical, e efetua-se em três etapas: Mineração, Refinaria e Redução. O alumínio é um metal de símbolo Al, branco brilhante, leve, dúctil, maleável, que o ar altera muito pouco e que apresenta uma estrutura cristalina cúbica de face centrada, característica de todos os elementos metálicos. O alumínio é abundante na natureza, principalmente em forma de silicatos. Sólido, de densidade 2,7 que funde a 660º C e é um bom condutor de calor e eletricidade. Em estado puro, é bastante mole e maleável. Embora seja muito oxidável, não se altera em contato com a água nem com o ar, pois sua superfície é protegida por uma fina camada de alumina. É trivalente em seus compostos, como a alumina Al2O3 ou o cloreto AlCl3.
O processo químico denominado Bayer é o mais utilizado na indústria do alumínio. Neste processo, a bauxita é dissolvida em soda cáustica e, posteriormente, filtrada para separar todo o material sólido, concentrando-se o filtrado para a cristalização da alumina. Os cristais são secados e calcinados para eliminar a água, sendo o pó branco de alumina pura enviado à Redução para obtenção de alumínio, através de eletrólise, processo conhecido como Hall-Héroult.
A abordagem por processo é uma forma de contextualizar as ações da indústria do alumínio com foco na gestão ambiental, caracterizada pelo manejo eficiente dos recursos naturais e pela responsabilidade frente às gerações futuras.
Nessa linha, a gestão ambiental do processo de mineração de bauxita é a primeira etapa da cadeia e do compromisso da indústria do alumínio com o desenvolvimento sustentável. Mineração:
Na primeira etapa