Os princípios da psiquiatria
Patria Scobar n°35
Philippe Pinel nasceu em 1745 e faleceu em 1826, na França. Filho de médico formou-se em medicina em 1773. Em 1792 Pinel tornou-se o médico chefe do asilo para homens em Paris, onde desenvolveu uma nova forma de tratamento aos pacientes, que muitos autores atualmente consideram como a primeira reforma da psiquiatria. Pinel fez muito para estabelecer formalmente a psiquiatria como um ramo separado da medicina. Ele fez contribuições notáveis para a classificação dos transtornos mentais e tem sido descrito por alguns como “o pai da psiquiatria moderna”. Pinel foi também um dos primeiros clínicos que acreditava que a verdade medica foi derivada de experiência clinica. Pinel libertou os doentes mentais das amarras nos hospícios. Uma das principais atitudes que Pinel teve foi separar os doentes mentais dos demais marginalizados, isolando estes doentes para realizar o tratamento. Notabilizou-se considerar, que os seres humanos que sofriam de perturbações eram doentes e o que acontecia na época deveriam ser tratados como tal e não de forma violenta.
Pinel estava à frente de sua época. Apesar destas formas de tratamento parecer absurdas e violentas para os dias de hoje, para o século XVIII eram consideradas como “avançadas”. E Pinel buscava uma nova forma de tratamento que não maltratasse tanto o paciente.
II – Princípios da teoria
Pinel rejeitou a noção popular prevalecente de que a doença mental foi causa por possessão demoníaca.
Ele afirmou que os transtornos mentais podem ser causados por uma variedade de fatores, incluindo estresse psicológico ou social, condições congênitas ou lesão fisiológica, danos psicológicos, condições físicas e de hereditariedade.Ele observou e documentou as sutilezas e nuances da experiência humana e emoção. Ele identificou os fatores predisponentes psicossociais do doente mental, como um caso infeliz,