OS POR FEROS
Os animais desse filo também são conhecidos como "esponjas", o que diz muito sobre a sua estrutura. De fato, seus corpos são esponjosos e cheios de orifícios, de onde vem o seu nome. A palavra poríferos vem do latim (porus, furo, e ferre, portador), e significa literalmente "cheio de furos".
Todo o corpo do animal é organizado ao redor de um sistema interno de passagem de água, o que garante a sua vida pela chegada de alimentos e de oxigênio em todas as suas células.
Muitos autores consideram os poríferos "o elo de ligação" entre os protozoários e os metazoários. Provavelmente, eles tenham se originado de protozoários flagelados coloniais, que passaram a viver exclusivamente em íntima associação, até constituírem um só indivíduo pluricelular.
A sua inclusão no grupo dos metazoários se faz em uma linha evolutiva paralela à da maioria dos outros animais. Na verdade, os poríferos são agrupamentos celulares desprovidos de cavidade digestiva e de um sistema nervoso que ofereça coordenação e integração entre as suas diversas partes. A falta de um sistema digestivo faz com que eles sejam designados por parazoários. Todos os demais animais, providos de tubo digestivo (completo ou não) são enterozoários.
Todos os poríferos são sésseis (sem mobilidade própria).Vivem fixos sobre um substrato. Incapazes de explorar o ambiente onde estão, por serem imóveis, os poríferos "trazem o ambiente até eles" e até 1765 eram considerados plantas aquáticas. Há mais de 10 000 espécies descritas de esponjas, com formas, cores e tamanhos diversos. A maioria habita ambientes marinhos, embora sejam conhecidas duas famílias de esponjas de água doce.
Há muito tempo as esponjas são empregadas para banhos. Entretanto, nem todas possuem essa aplicação. Muitas delas têm espículas minerais pontiagudas. Apenas aquelas dotadas de uma trama interna protéica são macias o suficiente para que possam ser passadas sobre a pele.
REPRODUÇÃO DOS PORÍFEROS
Entre as esponjas, ocorrem