Os pontos que mais chamaram minha atenção foram os de
Estratégia de negócios, que para criação de uma empresa deve-se saber em que mercado se quer atuar, ou seja, cada empresa deve definir uma estratégia e todos os funcionários que nela atuam deve ter o conhecimento desta estratégia. Esta estratégia originam iniciativas, que irão gerar projetos operacionais, que devem ser implantados, operados, controlados e melhorados. Os processos da empresa devem ser planejados, para se obter maior eficiência possível, consequentemente devem ser constantemente revistos, principalmente as empresas que possuem ações na bolsa de valores.
Governança corporativa é de extrema importância para se garantir maior transparência de dados, para os investidores, caso esta empresa tenha ações na bolsa de valores, para isso ocorreu o desenvolvimento do modelo de gestão corporativa que contempla 6 dimensões ativos humanos, ativos financeiros, ativos físicos, propriedade intelectual , relacionamento com clientes e fornecedores e governança de TI. A governança de TI de extrema importância na gestão corporativa, é de extrema importância na estratégia de gestão empresarial. A governança de TI tem vários objetivos, entre eles o alinhamento com negócios, eficiência organizacional e os controles robustos. O principal objetivo de um gestor de TI é implantar projetos que estejam em linha com os objetivos empresariais, ter processos que assegurem a disponibilidade do serviços de TI e ter controles robustos para detectar e corrigir anomalias.
A integração entre a administração de TI com os negócios, os gestores de TI devem administrar a organização de TI como se fosse um negócio, eles devem ter um estratégia baseadas nos objetivos dos clientes, definir e implantar projetos alinhados com essas estratégias, desenvolver e operar processos eficientes e alinha-los com a necessidade do negocio e controla-los para avaliar os resultados, a partir da analise dos resultados devem buscar formas de