Os Planos - vídeo
Plano cinematográfico diz respeito à proporção que os personagens ou objetos são enquadrados. O tipo de plano escolhido pode influenciar os espectadores e ressaltar emoções do vídeo. os planos de câmera, pela composição e o enquadramento, trouxeram significativos avanços à estrutura narrativa.
Criada em uma época em que o cinema ainda era mudo, a linguagem de planos e movimentos tem o importante papel de desenvolver uma narrativa visual compreensível a todos.
Grande plano geral (GPG)
É um plano com ângulo de visão muito aberto, contribuindo para a construção narrativa de um local e sendo muito utilizado para ressaltar a dimensão de algo grande. A distância da câmera para o objeto torna impossível perceber a ação ou identificar o personagem, mas permite reconhecer a existência de uma multidão de pessoas. Para criar sensação de maior espaço, a cabeça do personagem deve estar próxima à parte superior da tela, na TV, o grande plano geral permite um ângulo maior de visão do estúdio, apresentando grande quantidade de pormenores e necessitando de maior tempo para projeção (8 a 12 seg.).
Sua função é passar ao espectador referência geográficas como imagens de cidade, praia, montanha ou deserto, captadas em longas distâncias. Geralmente, é utilizado no começo de uma sequência para identificar o local onde acontecerá a cena, e também são excelentes para chamar a atenção, devido a suas proporções impressionantes e caráter intimidador.
Plano geral (PG)
O plano geral apresenta um ângulo de visão menor que o GPG, passando uma referência mais especifica do local, enquadrando um grande cenário ou uma paisagem, nele é difícil identificar a presença dos personagens de imediato. O PG pode ser uma série de coisas como, por exemplo, um conjunto de casas, uma cena geral e aberta das ruas de uma cidade e por ai vai. Caracteriza-se como um plano descritivo, servindo para mostrar a posição dos personagens em cena (5 a 9 seg.). Na TV, o plano geral mostra o